Cada planta de cannabis medicinal tem sua própria composição química distinta. Por exemplo, algumas plantas podem ter concentrações mais altas de certos canabinóides e terpenos do que outras. Isso depende da genética de diferentes variedades. Grande parte da pesquisa sobre cannabis medicinal se concentra em examinar os efeitos de compostos únicos e isolados. Embora isso possa nos dizer muito sobre esses compostos, também levantou muitas questões sobre as propriedades únicas da cannabis medicinal.
O termo “efeito entourage” foi descrito pela primeira vez por Raphael Mechoulam, um importante pesquisador de cannabis medicinal de Israel. Em 1998, Mechoulam e uma equipe de colegas descreveram o efeito entourage em um artigo científico publicado no European Journal of Pharmacology. O artigo descreveu como os efeitos da cannabis medicinal não são causados apenas pelos produtos químicos individuais da planta, mas também como esses produtos químicos funcionam juntos no corpo. https://pixua.com.br/cannabis/tr
Outros exemplos do efeito entourage pode ser vistos ao comparar os efeitos de isolados de canabinóides sintéticos, como o dronabinol (THC puro sintético), com, por exemplo, canabinóides naturais. Os efeitos do dronabinol são supostamente muito diferentes do THC orgânico, e seus efeitos colaterais tendem a ser muito mais intensos e duradouros.