Description: Ponte de Lima OnLine
site (11338) turismo (4779) portal (4714) rural (1994) lima (664) vila (286) ponte (72) tradição (58) pontedelima (10) antiga (10)
O presidente da Comissão Organizadora da Vaca das Cordas, Aníbal Varela, lembra que foi o seu avô quem reavivou esta tradição. Desde então, a "missão" passou de geração em geração. O principal objectivo é manter a tradição, afirma Aníbal Varela. A Comissão Organizadora editou, no ano transacto, uma brochura intitulada "Correr touros em Ponte de Lima - A Vaca das Cordas", cujo objectivo é contribuir para um melhor conhecimento desta corrida. A brochura reúne um conjunto de textos, da autoria de limianos de r
Miguel Roque dos Reys Lemos escreveu: " por um uso antiquíssimo, que se perde na escuridão dos séculos e que nunca foi interrompido até 1884, fez-se sempre, anualmente, em Ponte de Lima, a corrida da vaca das cordas, na tarde da véspera de Corpus Christi ." O mesmo autor referiu a corrida como: " um espectáculo burlesco e brutal... todavia muito apreciado pelos limarenses, que o mantinham e respeitavam como usança venerada e divertimento público gratuito, de que se não queriam privados ."
Na obra do Conde d'Aurora, descreve-se: " a praxe seguida e obrigatória: dava o animal bravio três voltas à Igreja Matriz. Só depois começava a brincadeira... Trambolhões, correrias, sustos, bravatas, nódoas negras, tropelia, algazarra, e quando a vaca começa a cansar-se, é levada pelo areal, a beber ao rio. Avança a tarde, é sol posto, mais duas voltas na vila e o animal recolhe ."